terça-feira, 18 de novembro de 2008

A esperança é a última que morre

“A esperança é a última que morre” — esta frase traduz o que é a esperança.
Mas a esperança é mais que isso, e contraria o sentido da própria palavra, a esperança é o mais negativo dos sentimentos. Pois a esperança não só é a última a morrer, como não morre. Não morre porque é como se não existisse. A esperança é mais uma das muitas idéias criadas pelo espírito humano.
A esperança é uma grande companheira dos ignorantes. Quando um indivíduo não tem meios de saber o que lhe vai acontecer, resta-lhe ter esperança. Tem esperança de que lhe aconteça o que deseja, ou que não aconteça o que não deseja.
A esperança pode ser usada para dominar os ignorantes, e é usada pelos ignorantes para continuar a acreditar numa causa sem garantias, que pode ser perdida. É uma atenuante da derrota. Se soubéssemos tudo não existiria esperança, pois a esperança nasceu da ignorância.
A esperança é sempre incerteza, dúvida. O seu valor é irrelevante porque o fato de termos esperança em alguma coisa, essa esperança de nada serve para concretizar essa coisa. A esperança começa quando começa a dúvida sobre alguma coisa e termina quando se esclarece essa dúvida. Só existe no estado de dúvida.
A esperança é a ultima coisa a morrer, porque enquanto houver ignorância há esperança, e enquanto houver vida, há ignorância.

5 comentários:

Anônimo disse...

È tão bom ser ignorante, se todos fossemos demasiadamente ignorante sseriamos muito amis felizes, é uma especie de anestésico!

Anônimo disse...

Hein! MEu Blog ta de cara nova, vai la e em da sua opinião, me diz de qual vc gosta mais! Novo ou antigo

Alan C. disse...

Então, é uma concepção do que é esperança.. A esperança pode ser muito além de um sentimento, uma desculpa para os fracos cruzarem os braços e ESPERArem para que algo aconteça.. a esperança pode ser a força para que nós conseguimos levantar e lutar pelo que nós desejamos, apesar de não termos certeza se vai dar certo no final... porque se vai dar certo no final com certeza, aí já não é mais esperança. Como você disse, a esperança é dúvida e incerteza.

Jh R. disse...

Não entendo como um absurdo deste pode ser dito! Depois de estudar sobre o tema ESPERANÇA para um seminário na UFPE constatei que a esperança é algo que existe no interior de cada ser humano e não é uma desculpa para os fracos, como já mencionado.
Hoje muitas são as pessoas que sofrem de diversos problemas(Doenças incuráveis, Doenças degenerativas, Fome)e necessitam de um ponto de apoio que geralmente é associado a uma figura que representa algo bom para determinada pessoa.
Dizer que a esperança não existe e que esta está associada a pessoas fracas é ser ignorante e não ter o mínimo sentimento pelo próximo.
A esperança é o tentar seguir em frente sem cair de vez. É tentar procurar algo que possa amenizar sua dor e dar mais força para quem passa a vida inteira atrás de ser Feliz!

luisfilipe disse...

Viva a ignorância da gente. Tenhamos esperança!